Sobre os Transformers

TRANSFORMERS

(Esta página vai sendo actualizada á medida do tempo)

COMO TUDO COMEÇOU?

Os Transformers começaram com a linha de briquedos Diaclone. Claro que Diaclone não foi a primeira linha com brinquedos transformáveis, também teve outras. Mais tarde, a Hasbro comprou os direitos de exploração da linha Diaclone e assim criou o desenho-animado Transformers. Além do desenho-animado, a Hasbro também reeditou a linha em novas embalagens, e com modificações nos modelos. Ao desenho-animado, chama-se hoje em dia de G1, ou seja, Geração 1. Nos estados unidos G1 durou três temporadas, porém, no Japão, eles não queriam parar com a série e criaram outras sequelas: Scramble City, Headmasters, Victory Masters, etc…

Ao longo dos tempos, suergiram novas séries Transformers que reemontavam aos tempos de G1. Teve Transformers: Armada, onde os personagens tinham que encontrar robôs apelidados de Minicons, Transformers: Cybertron, onde a ideia era quase a mesma de Armada, só que as personagens tinham que encontrar “chaves planetárias”, e outras. Também teve Beast Wars, que não remontava a G1, simplesmente tentava ser independente: Com personagens que se transformavam em animais em vêz de veículos.

Abaixo segue-se a lista completa das séries e timelines de Transformers até ao dia de hoje:

SÉRIES E TIMELINES

(Os títulos que estiverem marcados têm hyperlinks para uma análise da série)

Transformers01capa

-Diaclone: Linha de brinquedos também considerada os primeiros transformers. Não tinha menhuma história no geral, apenas action figures. Os mesmos moldes foram aproveitados em G1.

-Transformers G1 (Bandas desenhadas): Antes do desenho animado de G1 existir a Marvel produziu BD´s que iniciaram o arco de história de G1.

Transformers G1 (Desenhos animados): Dado o sucesso das bandas desenhadas e de Diaclone, foi criado um desenho animado inspirado na série. No geral não há como negar, em questões de história a série era extremamente fraca, mas o seu valor nostalgico manteu G1 viva em um lugar especial no coração dos fãns até hoje.

-Transformers G1 (Séries japonesas): No japão foram criados vários spin-offs imbecis de G1.Ao contrário da américa onde a G1 só durou até á terceira temporada, os japoneses criaram porcarias como Headmasters, Victory, Scramble City entre outros spin-offs de G1. No geral, todos foram desastrosos.

-Transformers G2: Era apenas uma linha de brinquedos com reaproveitamentos dos brinquedos de G1 e mais alguns moldes novos, com uma série de bandas desenhadas muito fraca.

Beast Wars

Beast Wars: Série alternativa a G1 (Apezar de ter uma ligação á Storyline de G1) onde os personagens encontram-se nos tempos pré-históricos da terra e adoptam como modos-alternativos animais orgânicos. A série é em CGI.

-Beast Wars Japonesa: Versão alternativa Japonesa da Beast Wars, desenhada em 2D.

-Beast Machines: Série feita como sequela a Beast Wars, que no geral pode ser considerada a série mais odiada pelos fãns.

-Robots In Disigue (AKA RID): Conhecida no Japão como Car Robots, RID é uma tentativa de fazer um remake de G1, onde Optimus Prime transforma-se em um camião de bombeiros.

-Armada: Parte 1 da triologia de Unicron, onde os personagens andam todos em busca de Minicons, pequenos robôs cybertronianos que lhes dão poderes. Óbvia tentativa de tentar copiar Pokemons…

-Energon: Parte 2 da triologia de Unicron. Também uma tentativa de fazer G1…

-Cybertron: Parte 3 da triologia de Unicron, onde os personagens procuram pelas Cyber Keys, que supostamente activam Primus.

Animated: A mais recente série de Transformers, que de certa forma é uma fusão entre todas as outras em um estilo próprio.

-Transformers- Prime: A nova série de Transformers a ser lançada supostamente no final deste ano (2010)

873504787_73e0a5964b

-Transformers: Filme produzido por Micheal Bay lançado em 2007.

Transformers 2 Revenge Of The Fallen: Sequela ao filme de 2007.

-Transformers 3 Dark of the Moon: Sequela a Revenge Of The Fallen.

OS TRANSFORMERS EM PORTUGAL

Por mais que me custe dizer esta dura verdade, não posso negar: Ao contrário de países como a América, a Inglaterra e a Espanha, onde as lojas estão acatafulhadas de Transformers e todos andam com T-Shirts da série na rua, aqui os TRANSFORMERS são uma mídia completamente ignorada em Portugal. A sério, eu, o Penedo, o Cine 31, o pessoal do Transformers Portugal  e mais um ou dois devemos ser os únicos fãns de Transformers em Portugal.

Porém, por mais estranho que pareça, há cerca de 25 anos atrás, quando a maioria dos oitenistas Portugas eram apenas miúdos chatos, os Transformers eram uma marca popular em Portugal- Isso mesmo, eram. Na verdade, não era menhuma popularidade comparada ao sucesso do Homem Aranha ou das Tartarugas Ninjas na altura, mas mesmo assim foi o surficiente para grande parte dos miúdos da época pedincharem um “Optimus Supremo” aos pais no aniversário ou no Natal, e infelizmente receberem outro Transformer qualquer.

Nomes dos personagens

Coitados… Na época da G1, em Portugal eles receberam nomes extremamentes infelizes. Além de serem os “Autobóticos” e “Decépticos” vindos do planeta “Cibertron” (E não, não inventei menhum desses três nomes), os nomes dos personagens eram terríveis. Pela capa da BD acima já dá para chorar bastante com Optimus Supremo (Optimus Prime) e Megatrão (Megatron), mas ainda existiram nomes piores:
Sunstreaker: Esgalhador
Bumblebee: Moscardo
Wheeljack: Auto-Roda
Starscream: Estrela-Estridente
Frenzy: Frenesim
Ravage: Raiva
Kickback: Maquia

Podem ver mais nomes no site Transformers em Portugal, na área de “Personagens”.

Intro do desenho animado

Uma das piores coisas que a Hasbro fêz ao pôr os Transformers em Portugal foi definitivamente dar o toque Tuga á musica tema. O que soa melhor, More than meets the eye ou Efeitos especiais?

Portugal denominado nas séries japonesas

Aparentemente, algum trabalhador da Takara Tomy devia ser Português. Tanto que Portugal foi denominado duas vezes nas séries japonesas:

(Headmasters)- The final showdown on Earth Part 1: Bruticus e Predaking destroem o cruseiro atlântico “Queen World” perto da costa de Lisboa.

(Victory) The terror of the giant tidal waves: Os Decepticons descobrem que a Antlantis está submersa perto de Portugal (Baseado em uma lenda real, claro)- E Deathsaurus, com o seu Living-Metal-Destroying Canon fêz Antlantis submerger, provocando um tsunami de larga escala que visto em propoções reais provavelmente devastou Portugal inteiro.

BRINQUEDOS

Os transformers são famosos pelos seus brinquedos. Provavelmente a maioria já teve um brinquedo Transformer durante a vida, quer seja por presente dos pais ou quer seja como brinde daquela promoção chata do Happy Meal.

A Hasbro é a distribuidora e produtora dos Transformers na América, na Europa… E bem, em grande parte do mundo. Os Transformers lançados pela Hasbro são geralmente organizados por classes, desde os Legens que são os de “menor porte” até aos Supremes, que são as maiores figuras. Claro que entre ambos existem outras classes como os Voyagers, os Leaders, os Deluxes, etc…

A Takara Tomy foi (E ainda é) a distribuidora oficial dos transformers no Japão. Foram lançadas muitas linhas alternativas á hasbro, apezar de algumas terem os mesmos moldes.

25th Aniversary commemorative

Em 2009, transformers fêz 25 anos desde que a linha foi lançada. Ao contrário da hasbro, que apenas colocou autocolantes nas caixas da linha Universe a dizerem “25th Aniversary”, a Takara Tomy desenvolveu várias linhas próprias para comemorar. Eis a lista:

Alternity

Disney Label

Chrono Label

-Device Label

Também foram lançados alguns brinquedos próprios para a data: O Masterpiece Grimock e um Classics Mirage translucido

mpb10003tak10885

Anúncios

17 pensamentos sobre “Sobre os Transformers

  1. Olha me desculpe, mas eu não concordo, nem todo mundo pode ter um brinquedo dos Transformers, é muito caro, um exemplo é o ROTF Leader, aqui custam R$300.00. Tem crianças que nem tem dinheiro pra comprar um brinquedo, às vezes não tem nem o que comer, mas não podem porque não tem condições. Não é porque você, eu e muitas pessoas tem, que todas as pessoas vão ter um.

  2. Deveria que ter uma equipe no blog,

    Lista:

    Joelison: Moderador e julgador do blog
    SPEN-TV: Que sou eu, Sou moderador, julgador de concursos e orientador da equipe Transformers Blog MSN

    Zenzow: Divulgador de blogs

    Leo: onstrutor de modos alternativos

    Jivago e Nemesis Megatron: Vocalistas da stop-motion TF3

    Wagner: Moderaror livre para expusar pessoas da equipe MSN

    IDEIA 2: Teremos um chat chamado: Grupo Transformers Blog MSN,

    Bloqueeie o FDP Que esta atrapalhando, ou peça para o Wagner puni-lo do chat,

    MEU Endereço PARA ME ADICIONAREM: lucaspiu@hotmail.com

  3. Aí Eu sou um grande fã dos transformers de 1984, tenho gibis da globo e a panini q sairam no brasil mas nao me contentei e procurei a baixar os gibis na rede mundial da IDW dreanmwave, marvel americana Marvek UK e to procurando ainda os mangás, mas fico triste em saber q materiais tao bons q dao show no universo Marvel/DC nao sao sendo tratudidos por nossa lingua tipo os sites Action e Comics e a ATB( Aliança Transformers Brasil nao se interessam, to baixando o pouco de desenhos deles em portugues e to garimpando outras versoes como as japonesas, a fase armada , RID, Cybertron, energon, G2 e uma alegria saber q um irmao de metal ta fazendo um trabalho legal quero muito participar e colaborar com qualquer coisa ( menos traduzir pq meu ingles é pessimo e só da pra ler um pouco rs) informaçoes textos curiosidades fanart ( sou um exelende desenhis e desig para criaçao de novos transfomers e ja criei os meus !)

    assim te parabenizo e fica a minha proposta de criarmos um vinculo ok ?

    me procura no orkut la eu Sou Peterson jean Fã de transformers ok ?

  4. Sou fã dos transformers,já assisti o filme muitas e muitas vezes,quando não tenho nada pra fazer,assisto os três filmes,mesmo já sabendo tdo q acontece nos três.
    Não tinha nenhum sonho de consumo,mas,hoje é um Camaro,portanto,Bumblebee

  5. eu adoro os transformes estou tentando fazer a coleçao o mais rapido possivel mas estou indo aus poucos se eu podesse ver os transformes de perto e os produtoris.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s